Volta às aulas.

“As férias estão terminando e um novo ano letivo está às portas. O início das aulas, muitas vezes, é marcado por insegurança em algumas crianças, já que se trata de um momento de mudança onde é normal sentir medo. Porém, lembre-se que não é necessária tanta preocupação assim, uma vez que a situação é tão nova para você, quanto para os colegas e professores.
Para enfrentar a insegurança dos primeiros dias, vale algumas dicas: no primeiro dia de aula chegue mais cedo para ter tempo de se aproximar e conversar com as pessoas; estabeleça um relacionamento com a nova professora desde o início; trate todos os funcionários da escola com educação e respeito. Organize-se também um dia antes: confira se todo o material necessário está dentro da mochila, separe o uniforme, durma mais cedo, tome um café da manhã reforçado. Boa aula!”

Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola


Lembro que o início das aulas era uma festa.

Meu pai sempre dava um bom dinheiro e falava pra gente comprar o material escolar.

Era um dia de festa. Eu escolhia os cadernos, as canetas coloridas, as borrachas bonitas, lapiseira, estojo novo, mochila, era tudo lindo, do jeitinho que eu queria

Depois a mamãe me ajudava a encapar os livros e cadernos que naquela época nem tinham as capas duras. No inicio eu caprichava, fazia tudo bonitinho, aí, passava um mês e o caderno era praticamente abandonado, rabiscado nas ultimas folhas, cheio de recadinhos das amigas, de comentários. Passava um tempo e as canetas não eram mais usadas nos cadernos e sim nos diários coloridos que eu escrevia por horas a fio e escondia na gaveta. Mas aquilo sim era felicidade. Com o tempo fui perdendo o entusiasmo e percebi hoje que já faz dois anos que não me importo com material escolar. Compro qualquer caderno e ta bom. Não precisa de canetas coloridas e novas, nem de régua, nem de borracha, nem de nada. Até a lapiseira é a mesma de dois anos.
Quanta falta de graça. Hoje começam as aulas e eu sequer comprei uma caneta, nem lembrava direito que dia era hoje. A gente cresce e a vida vai ficando muito complicada.

Eu estou enfrentando uma grande dificuldade pra conseguir permanecer no curso (depois eu conto essa história direito).

Todo inicio de semestre na minha universidade é essa história, que saco, porque tudo não é como a gente quer? Há tempo eu não volto tão empolgada pras aulas. Não sei por que razão, até porque empolgação em ir pra aula não é coisa lá muito explicável. Ah sim lembrei, talvez há 2 anos quando passei no vestibular, esperei ansiosa pelo início das aulas, acho bonito aquele brilho no olhar dos calouros, o medo do trote, a emoção de viver uma fase nova, aquela sensação de novidade que eles expiram. A minha foi embora meses depois de eu provar o gosto da universidade, as amizades falsas, a dificuldade dos conteúdos, a falta em quem confiar que já pensei em largar, mas ultimamente até tenho tido mais forças pra continuar, pois não vou abandonar minha universidade por coisas tão pequenas e idiotas. Hoje eu tava pensando como parece que foi ontem que cheguei ali, mas faz 2 anos.

3 Response to "Volta às aulas."

  1. Anônimo Says:
    9 de fevereiro de 2009 às 07:47

    eh... dois longos anos... longos longos

  2. Anônimo Says:
    9 de fevereiro de 2009 às 16:25

    As mesmas coisas bestas e idiotas também aconteceram comigo, no entanto.. só se tornaram bestas e idiotas depois de algum tempo, tempo esse que mostram quem é quem e o que é o que! Assim como a maturidade que adquirimos com esse mesmo tempo! Mas pensar em desistir?! Ahaa... seria preciso muiito, mas muiito mais pra me fazerem desistir!

  3. HuGo FoRo says:
    9 de fevereiro de 2009 às 19:48

    Eita porra! o meu caso é diferente! A vontade de abandonar veio pelo curso mesmo... que não é pra mim! (digo de engenharia, nao de matematica!).. mas isso não ocorre só na escola ou faculdade... em qualquer sistema de que participamos... a vida é assim! ... como dizia um professor de filosofia, 'Ideologia é o conjunto de idéias formadas pra se atingir os objetivos de um individuo, e cada individuo, qualquer que seja, tem uma ideologia! Mesmo que negue!'