Em resposta



Eu tava lendo alguns contos de Machado de Assis essa semana, e teve um, em especial que me fez parar pra pensar.

A Igreja do Diabo (1884)
Esse conto apresenta a história do dia em que o Diabo decidiu rivalizar com o poder de Deus e fundar sua igreja onde tudo era permitido. Ou pior, só as atitudes condenáveis aos olhos de Deus é que eram permitidas. Ele pregava os Sete Pecados Capitais e condenava os 10 Mandamentos. Pelo credo do demônio, as pessoas deveriam roubar, mentir, trapacear, trair e cometer todo tipo de desonestidade, e pra tudo ele tinha uma boa 'desculpa'. Aí imaginem, rapidinho a igreja ganhou seguidores, na verdade muitos seguidores, quem não queria uma igreja assim? Onde pudesse fazer tudo o que antes era proibido sem ser condenado? Moleza né? Até eu queria :D.A princípio a nova religião virou sucesso absoluto, era orgia que não acabava mais... (sacanagem rs). Mas sim, com o passar dos anos, os fiéis do Diabo começaram a se reunir escondidos para praticar boas ações. Aí, cismado o Diabo vai falar com Deus, e este lhe explica o espírito contraditório do ser humano.



Engraçado como nos encantamos com pessoas que nem conhecemos, e apenas olhar para ela, faz nosso coração bate forte.
As vezes até conhecemos, temos bastante contato, e até rola um joguinho de sedução. Aí nossa cabeça já não pensa mais em nada além do garoto, nos imaginamos com essa pessoa durante horas, ficamos pensando como seria se fosse.
Acontece também de estar com a pessoa, mas o fato de ser um 'amor proibido'ou impossível, faz com que você faça de tudo pra tê-lo de fato e deixe de ser algo escondido.

Aquelo frio na barriga, arrepio na espinha, sorriso bobo no rosto...

(Você deve está se perguntando: -o que tem isso a ver com o conto?; - calma, já vou chegar lá.)

E quando o 'sonho' torna-se realidade?
Chega um dia em que você e aquele menino (que todo dia pegava o mesmo ônibus que você, que fazia você suspirar e conseguia parar seu coração por alguns segundos), se conhecem, aí você descobre o quanto ele é chato.
Ou então, você fica com aquele menino que sempre sonhou, que antes parecia o cara perfeito e você descobre como ele beija mal.
E ainda tem aquele seu 'namoro' proibido, onde você sempre fez de tudo pra que desse certo ( fez de tudo pra que ele largasse a namorada, ê rs), e quando finalmente deu, você descobre que perdeu totalmente a vontade de continuar com ele.


Por que, muitas vezes, lutamos tanto pra conseguir algo, e quando conseguimos, perde a graça?
Por que nunca estamos satisfeitos com o que temos?
Por que a grama do vizinho é sempre mais verde?
Por que de uma hora pra outra o encanto acaba? E toda aquela magia pela qual você estava envolvida te escapa pelas mãos?

No conto, o que antes parecia perfeito, que era fazer o mal sem ser condenado, passa a se tornar chato, as pessoas vão começar a fazer o bem, não porque gostam de fazer o bem ou porque estão acostumadas com isso, mas sim pelo fato de 'o bem' agora ser proibido.
Sempre somos atraídos pelo proibido #fato

- Não pode!
- ( já era...)

ps.: claro que eu poderia pôr n exemplos, mas fui pro lado sentimental da coisa, porque sei que todo mundo passa ou já passou por algo assim.

4 Response to "Em resposta"

  1. Unknown says:
    8 de setembro de 2009 às 06:16

    Já li esse conto nossa ele é perfeito! a última frase do conto então...é sublime "o q qres meu pobre diabo? é a eterna contradição humana..."
    xD

  2. txzin says:
    8 de setembro de 2009 às 10:53

    eh... eh isso mesmo...

  3. Unknown says:
    8 de setembro de 2009 às 11:15

    vou ler o conto x)

  4. Unknown says:
    12 de setembro de 2009 às 06:02

    concordo em número, gênero e grau!